Aracaju discute últimos preparativos do “Dia D contra dengue e chikungunya”

Saúde
06/02/2015 09h07
Início > Notícias > Aracaju discute últimos preparativos do “Dia D contra dengue e chikungunya”

Faltam menos de 24 horas para o início das ações do Dia “D” de combate a dengue e chikungunya e a coordenação da Vigilância Epidemiológica se reuniu com técnicos da Secretaria da Saúde de Aracaju que estarão envolvidos na ação. O objetivo foi repassar e orientar os profissionais sobre as principais características das doenças.  A mobilização acontece neste sábado, 7, quando das 08h às 12h, acontecerão panfletagens nos semáforos situados na rótula do bairro Jardins, próximo a Unidade de Saúde da Família Dona Sinhazinha; bairro 13 de Julho (subida para a ponte do Shopping Riomar) e Cruzamento entre Avenida Coelho Campos e Avenida João Ribeiro (ponto do táxi lotação). Das 10h às 18h, pontos da informação também serão montados nos shoppings Jardins e Riomar.

Durante a reunião, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Raulinna Gomes, reforçou que todos devem ficar atentos para prevenção e o combate da chikungunya.  A mobilização nacional do  “Dia D” acontece porque Ministério da Saúde constatou no Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti, o LIRAa Nacional 2014, que existe risco de epidemias em diversas regiões do no país.

Segundo Raulinna Gomes é preciso que todos fiquem atentos para que a dengue fique sob controle e também o vírus da febre chikungunya não se prolifere no Município. “A reunião teve o objetivo de instrumentalizar as técnicas envolvidas no “Dia D”para que passem as orientações adequadas para a população .  Nos pontos de informação vamos esclarecer quais os sintomas, riscos, onde buscar tratamento pelo SUS e também vamos repassar informações como a necessidade de se dá maior atenção aos casos de adoecimento de pessoas que estiveram no município de  Feira de Santana na Bahia, local onde o vírus da chikungunya já está presente”, afirmou.

Raulinna Gomes acrescentou que a infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor das duas doenças tem reduzido na Capital. “Em janeiro observamos que o LIRAa teve redução para o índice de 1,3. O resultado também foi positivo  visto que houve redução da infestação em bairros como o Santa Maria que tinha saiu da zona de alto risco, tendo o índice de infestação reduzido de 5,6 para 2,7,”,afirmou acrescentando que os bons resultados se devem as ações intensificadas pelas equipes de combate à dengue como os mutirões promovidos aos sábados para eliminar focos do mosquito aos sábados.  

Ao todo 10 profissionais da Saúde de Aracaju estarão orientando as pessoas nos shoppings e outros 36 técnicos vão distribuir os materiais informativos nos semáforos. A técnica Samara Prata que é referência em doenças transmitidas por alimentos, influenza, meningite e surtos e será uma das profissionais envolvidas no “Dia D”. Na opinião dela, a reunião foi um momento de aprender mais sobre dengue e chikungunya.

“Acredito que muitas pessoas precisam estar mais atualizadas sobre a febre chikungunya, pois  a doença possui sintomas comuns a diversas outras enfermidades. Com características como a febre, dores nas articulações, dor de cabeça, a chikungunya pode ser confundida com outras doenças como a própria dengue”, afirmou Samara Prata.

Esta é a segunda edição do "Dia D" de combate à dengue e ao chikungunya, a primeira edição aconteceu em 6 de dezembro de 2014.

Leia também: Saúde de Aracaju dá dicas para evitar proliferação do mosquito da dengue